Como brincam as crianças do fundo do mar? Tuba ensina seus jogos favoritos (na versão terrestre)

5 minutos de leitura.

Oiê! Aqui é o Tuba. E sabe, estava aqui pensando numa coisa engraçada. Sabia que não pega internet no fundo do mar? Pelo menos ainda não (sim, estou escrevendo isso direto da praia). Claro, nenhum eletrônico sobrevive a tanta água e pressão… então por aqui a vida é diferente. Enquanto os humaninhos já têm contato com TV, computadores, celulares e tablets há alguns anos – o que pode ser bem legal às vezes! – os tubarõeszinhos brincam de outras formas, com brinquedos feitos de conchas e algas ou em navios naufragados (ah, eu adoro explorar navios naufragados!).

Hoje, então, vim dividir com vocês duas das brincadeiras mais queridas do fundo do mar – mas adaptadas para o mundo terrestre, tá? Não precisa se preocupar se não tiver praia na sua cidade.

Batalha narval – ou batalha naval, para os humanos

Batalha naval é um jogo muito popular aqui no fundo do mar. Na verdade, é o meu favorito! É um jogo bem fácil para duplas: você e sua irmã, seu primo, sua amiga. Só não recomendo ter um pet como adversário. Às vezes os cachorros comem o mapa ou os gatos dormem em cima de tudo… mas, em resumo, ele funciona assim: cada jogador tem um mapa com diferentes tipos de navio. O objetivo é encontrar e afundar todos os navios do adversário.

Você vai precisar só de duas folhas de papel e duas canetas (mas pode usar mais, se quiser) – uma pra cada jogador. Na folha, desenhe dois quadrados grandes e divida eles em um quadriculado de tamanho 10×10, com cada coluna numerada de 1 a 10 e cada linha nomeada de A a J. Um quadrado é o seu mapa e o outro, tudo o que você sabe sobre o mapa do seu adversário. Então, no seu mapa, desenhe a sua frota, ou seja, seus navios:

  • 1 Porta-aviões (5 quadradinhos)
  • 1 Navio de guerra (4 quadradinhos)
  • 1 Cruzeiro (3 quadradinhos)
  • 2 Navios de escolta (2 quadradinhos)
  • 2 Submarinos (1 quadradinho)

O desenho pode ser como quiser: detalhado, meio torto, colorido ou só pintar os quadradinhos onde ficam os seus navios. O importante é que cada navio ocupe quadradinhos juntos em linhas verticais ou horizontais. E deixe eles bem espalhados – assim fica mais fácil de ver e mais difícil para o seu adversário acertar.

Olha só como funciona:

Fique frente a frente com o outro jogador em uma mesa (ou até no chão mesmo) e coloque uma “barreira” entre vocês, para que um não veja o mapa do outro. Pode ser um caderno aberto, por exemplo. Decidido quem começa, cada um, na sua vez, escolhe um quadradinho para atacar no mapa do outro indicando a localização pelos números e letras. Por exemplo, o quadradinho 7B2. Aí temos dois resultados possíveis: ou o quadradinho não tem nada além de água ou ele é parte de uma embarcação do adversário.

Seja qual for o resultado, use o segundo quadrado desenhado na sua folha (lembra?) para registrar onde atacou e o que encontrou lá. Assim você evita repetir lugares e lembra onde estão as partes dos navios adversários. Você afunda uma embarcação quando consegue atacar todos os quadradinhos que compõem ela. Vence o jogo quem afundar todas as embarcações do outro jogador primeiro. Fácil, né?

Jogo dos Moluscos – ou Jogo da Senha, para os humanos

Diz a lenda que quem inventou o Jogo dos Moluscos foi um polvo. Já imaginou? Também dizem que eles são super inteligentes por terem uma cabeça grande (mais espaço pra pensar). Pensando por esse lado, é claro que se alguém no fundo do mar inventou o jogo da senha, com certeza foi um deles. Mas não é por isso que é um jogo difícil. Na verdade, é bem fácil de jogar. Olha só, eu te ensino:

Esse é um jogo para dois jogadores e cada um deve pensar em uma palavra com exatamente quatro letras. Amor, água, fofo, meia, ou qualquer outra. Essa palavra é a senha e um jogador deve descobrir a senha do outro.

Olha só como funciona:

Em cada rodada, o jogador diz uma palavra qualquer de quatro letras. O outro, que criou a senha, diz então o quão perto ele está de adivinhar. Para cada letra certa na posição certa da palavra, um polvo. Para cada letra certa numa posição errada, uma lula. Se uma das palavras – a senha ou a tentativa – tiver a mesma letra mais de uma vez, ela só é considerada uma vez. Dá uma olhada nesse exemplo:

A senha que você escolheu é AMOR

Seu oponente diz a palavra: CASA

ele ganhou Polvos: 0 Lulas: 1, já que amor tem uma letra A, mas ela está na primeira casa e a palavra escolhida tem 2 letras A, mas em casas diferentes. Começando a entender?

Segunda tentativa: CARA

Polvos: 0 Lulas: 2 – A palavra cara e amor tem duas letras em comum, mas em lugares diferentes.

Terceira tentativa: ARCA

Polvos: 1 Lulas: 1

Quarta tentativa: ARCO

Polvos: 1 Lulas: 2

Quinta tentativa: AMOR

Polvos: 4 Lulas: 0

Vence quem acertar a senha do outro primeiro. Não disse que era simples?

E aí? O que achou desses jogos? Apesar de serem criados para a vida no fundo do mar, são muito bem adaptáveis à vida terrestre. Aposto que os humaninhos vão adorar! E agora fiquei curioso pra aprender mais brincadeiras humanas e ensinar meus amigos no fundo do mar. Seria a troca de experiências mais divertida de todas!

Photo of author

Autor: Octavio

Deixe um comentário

Sobre

A Puket nasceu em 1988 do sonho dos irmãos Adolfo e Claudio Bobrow de levar irreverência e alegria para as tradicionais meias brancas. Parte de uma família com mais de 70 anos de tradição na indústria têxtil, os irmãos apostaram em muita cor, estampas incríveis e bom humor para estabelecer uma marca reconhecida e amada por clientes, colaboradores e parceiros.