A Lhama explica: como começar um grupo de estudos.

4 minutos de leitura.

iAy, ay ay! Estoy tão animada! Amanhã é a primeira reunião do meu grupo de estudos de assuntos esotéricos. Sou muito curiosa e super interessada nesses assuntos… Na verdade, sabia que eu amo estudar e aprender coisas novas? Então juntei a fome com a vontade de comer (que expressão engraçada!) e criei um grupo de estudos com alguns amigos.

Você já pensou em montar o seu próprio grupo de estudos? Eu acho uma ideia tão legal! É como diz o ditado: duas cabeças pensam melhor do que uma e eu concordo. Tem quem prefira estudar sozinho, mas eu prefiro estar rodeada de amigas.

Para fazer a lição de casa, por exemplo, é perfeito. Tarefas não são lá a coisa mais divertida do mundo, né? Especialmente quando temos alguma dificuldade e elas viram algo frustrante além da obrigação. Nesses casos, os grupos de estudos salvam o dia. Estudar com a turma acaba com las malas vibras: além de tudo ficar mais divertido, você e os seus colegas podem ajudar uns aos outros nas tarefas que cada um tem dificuldade. Afinal, do mesmo jeito que eu sou ótima em geografia, mas um desastre em português (soy mejor en español!), o Panda vai bem em história e mal em educação física, a Uni entende tudo de biologia, mas não muito de física e assim por diante… Quando todos estudamos juntos, podemos ajudar uns aos outros nos assuntos.

Mas não é só de lição de casa que vivem os grupos de estudo. En verdad, o mais legal sobre eles é que podem ser sobre qualquer coisa. Eu me interesso muito por tudo que o universo tem a nos dizer, sobre energia, sobre cristais… quer me ver falar sem parar? Me pergunte sobre meu ascendente!

Por isso reuni alguns amigos que também gostam desse tipo de assunto para estudarmos juntos. Da mesma forma, você pode formar um grupo de conversação para praticar o inglês ou um clube do livro, que também são formas super legais de estudar o que te interessa, não acha? Eu acho! Mas por onde começar? iYo te ayudo!

O objetivo

O primeiro passo é decidir o que estudar. Quer dizer, nem sempre. Às vezes a ideia do assunto vem primeiro, às vezes a ideia de criar um grupo de estudos começa tudo. Seja qual for a ordem, escolha um objetivo: estudar para as provas no colégio? Estudar os livros que caem no vestibular? Fazer lição de casa? Ou se aprofundar num assunto por pura curiosidade? Conhecimento nunca é demais.

O time

Decidido o objetivo ou tema do grupo, falta o grupo. Quem vai estudar com você? Você pode chamar seus colegas de sala para fazer o dever de casa juntos depois da aula, estudar juntos nas semanas de prova. Ou reunir aquele pessoal legal que tem um interesse em comum. Mas atenção na quantidade de gente! Quanto mais pessoas no grupo, mais difícil fica organizar os encontros. Na verdade, acho que o grupo de estudos ideal não teria mais de cinco pessoas. De preferência, que possam fazer boas trocas de conhecimento e ideias. Afinal, juntar um monte de gente que só entende das mesmas coisas e com pensamentos muito parecidos não tem a mesma graça.

O local

O lugar ideal para reunir seu grupo de estudos é confortável, calmo, sem muita distração, com mesas e cadeiras pra todo mundo e que permita conversas. Que tal uma sala que fica desocupada depois do horário de aula no colégio? Ou ainda a sua casa ou a de um dos colegas. Lugares públicos também valem! Algumas bibliotecas têm salas separadas para grupos que estudam em voz alta e não atrapalham quem está lendo quietinho. Um café também pode ser um espaço bem legal, além de ter bebidas preparadas por um barista ao seu alcance. Tudo de bom né?

A agenda

Agora que você tem o tema dos estudos, os membros do grupo e o lugar onde fazer os encontros, é só marcar o horário. Mas não vale ficar só no “vamos marcar?”. Encontre um horário que funcione para todo mundo. Entende por que grupos menores são melhores? Fica bem mais fácil de encontrar esse espacinho na agenda. Ah, e um grupo de estudos não é um grupo de estudos se não tiver regularidade, né? Por isso também é super importante ter um horário bom para todos. Assim, não fica gente faltando em todo encontro.

Ter um grupo de estudos pode ser uma atividade super legal, especialmente para nós curiosos que amamos aprender. E também é ótimo para os procrastinadores. É mais difícil enrolar para começar a estudar quando se tem um compromisso com outras pessoas, né?

¿Que te parece? Quer vir estudar comigo?

Photo of author

Autor: Octavio

1 comentário em “A Lhama explica: como começar um grupo de estudos.”

Deixe um comentário

Sobre

A Puket nasceu em 1988 do sonho dos irmãos Adolfo e Claudio Bobrow de levar irreverência e alegria para as tradicionais meias brancas. Parte de uma família com mais de 70 anos de tradição na indústria têxtil, os irmãos apostaram em muita cor, estampas incríveis e bom humor para estabelecer uma marca reconhecida e amada por clientes, colaboradores e parceiros.