Cozinha do Panda: três receitas veganas de café da manhã de “bacon” a natureza

5 minutos de leitura.

Muita gente diz que comida vegana é sem graça. Eu discordo! Aposto que você também ama um arroz com feijão bem feitinho, uma batata frita, um macarrão com molho de tomate caprichado ou uma paçoquinha. Mas sabe o que eu mais gosto sobre as comidas veganas – além de serem mais amigáveis com o meio ambiente? A criatividade!

Ao mesmo tempo que saem a carne, o leite e os ovos, entram um milhão de ingredientes e combinações que a gente nunca tinha pensado antes. Por isso, hoje vou te mostrar algumas das minhas receitinhas veganas favoritas de café da manhã para você aproveitar ainda mais a melhor refeição do dia. Você sabe, né? O café da manhã é a melhor refeição do dia. Se não fosse, a gente não tinha alongado até a hora do almoço e chamado de brunch, né? Ah, e não se preocupa. São todas tão fáceis que não há preguiça que te impeça de fazer – falo por experiência própria. 

Pão de beijo, o pão sem queijo

Eu posso até amar a comida da minha terra natal, a China, mas admito que o Brasil tem um dos melhores lanchinhos do mundo: o pão de queijo. Ou melhor, nesse caso, o pão de beijo. Esse é o nome que a versão vegana do pão de queijo ganhou. Fofo, né? É que você ainda não provou a fofura desse pãozinho saindo do forno.

Ingredientes:

  • 1½ xícara de batata doce cozida
  • 1 xícara de polvilho doce
  • 1 xícara de polvilho azedo
  • ¼ xícara de óleo ou azeite
  • ¼ xícara de água
  • 1 colher de sopa de fermento químico
  • Sal e temperos a gosto

Fazer é quase tão fácil quanto eu comer uma fornada de pão de beijo todinha. Olha só:

Primeiro de tudo, descasque a batata doce, pique em pedacinhos e cozinhe até ela ficar bem macia. Escorra a água e amasse até virar um purê.

Misture os polvilhos doce e azedo e o fermento em uma vasilha separada.

Junte a água, o óleo e o sal numa panela, misture e deixe ferver. Quando borbulhar, desligue o fogo.

Coloque aos poucos os polvilhos com fermento na água ainda quente e misture bem. Nessa massa, misture o purê de batata doce também até incorporar tudo.

Faça bolinhas com a massa e distribua em uma assadeira untada. Asse no forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos ou até eles ficarem douradinhos e rachados.

Se não tiver batata doce em casa, não tem problema! Essa receita também funciona com a mesma quantidade de batata inglesa, mandioquinha ou até outros tipos de batata doce, como a roxa. A coisa mais linda. E também é possível trocar os polvilhos por 2 xícaras de goma de tapioca. Não disse que era fácil?

Creme de avelã

Sim, é exatamente o que você está pensando. Aquele creme de avelã bem chocolatudo, perfeito pra passar no pão, misturar nas frutas ou simplesmente comer de colher mesmo. Só que muito melhor do que os que já vêm prontos, porque além de ser uma delícia, tem menos açúcar e nenhum conservante ou aromatizante. E é super fácil de fazer. São só três ingredientes:

  • 2 xícaras de avelãs sem casca
  • ¼ xícara de cacau em pó
  • ¼ xícara do açúcar da sua preferência – pode ser refinado, de coco, demerara…

Primeiro, coloque as avelãs no forno por alguns minutos até que aquela pelinha delas fique tostada e saia com facilidade. Então, espalhe as avelãs ainda mornas em um pano limpo, dobre por cima e esfregue para essa pele sair. Mas não se preocupe se não conseguir tirar tudo!

Pegue as avelãs que agora estão descascadas, peladas e mornas, junte com o açúcar e o cacau e bata tudo num processador ou liquidificador até que se forme um creme bem cremoso. Mas se ainda estiver muito duro ou esfarelado, pode colocar um pouquinho de água quente para ajudar na liga. E não se esqueça de raspar os cantos para tudo misturar bem, ok?

Se quiser, pode ajustar as quantidades de cacau e de açúcar para o seu gosto. Outra opção é bater as avelãs com chocolate amargo ou meio-amargo derretido no lugar desses ingredientes. Não falei que era super fácil? Ai, que vontade de pegar uma colherada!

Batidinha tropical: smoothie de coco, abacaxi e hortelã

Suco de abacaxi com hortelã é uma delícia, disso todo mundo já sabe. Mas transformar o suco num smoothie com coco leva tudo pra um outro nível de gostosura. E esse novo nível, no caso, é uma praia tropical. Não tem como estragar um dia que começa assim, né? Por isso é uma bebidinha perfeita pro café da manhã.

Pra fazer, é só bater no liquidificador:

  • ½ garrafinha de leite de coco
  • ½ abacaxi em cubinhos
  • Folhas de hortelã
  • Bastante gelo

Não tem erro, só alegria. Eu mesmo já estou no meu terceiro copo…

Eu disse que comida vegana estava longe de ser sem graça, não disse? Aposto que te deu a maior vontade de assar uma fornada de pão de beijo agora. E é exatamente isso que eu vou fazer agora. Huuuum…

Photo of author

Autor: admin

Deixe um comentário

Sobre

A Puket nasceu em 1988 do sonho dos irmãos Adolfo e Claudio Bobrow de levar irreverência e alegria para as tradicionais meias brancas. Parte de uma família com mais de 70 anos de tradição na indústria têxtil, os irmãos apostaram em muita cor, estampas incríveis e bom humor para estabelecer uma marca reconhecida e amada por clientes, colaboradores e parceiros.