Histórias e lanterna: só quem viveu sabe

3 minutos de leitura.

É como costumam me dizer: ai, Dino, só quem viveu sabe… E eu já vivi muito, vocês sabem. Então é natural que eu tenha tantas histórias pra contar, não acha? Dizem até que eu sou um bom contador de histórias – e eu acho isso um belo de um elogio. Afinal, contar histórias é tão divertido! Sem falar no quanto a gente aprende ouvindo, também. É uma atividade que faz tão bem pra imaginação, pro coração…

Muito antigamente (ou talvez não tão antigamente assim), quando vocês humanos ainda não tinham inventado a escrita, tudo o que se conhecia era compartilhado exatamente assim: conversando e contando histórias. E você já sabe o ditado: quem conta um conto aumenta um ponto. Assim, histórias reais às vezes se misturavam com lendas e há coisas que até hoje ninguém sabe se aconteceram ou existiram de verdade. Curioso, né? E outra coisa super interessante é que, já que essa informação toda era passada só conversando, muitas histórias vinham em formato de músicas ou poemas, que são mais fáceis de memorizar por conta das rimas e dos ritmos.

Hoje em dia, em pleno século 21, a escrita já está bem mais popular do que era 5000 anos atrás. Ainda bem! Para contar uma história é só pegar um livro ou procurar na internet. Mas é claro que essa não é a única forma e, na minha humilde opinião, também não é a mais divertida de todas. Como eu ia dizendo, nem todas as histórias estão registradas por escrito e, principalmente, nem todas as histórias foram inventadas ainda, então…

Que tal brincar de inventar histórias? Só precisa de uma coisinha que com certeza você tem em casa: imaginação. E quanto mais imaginação, melhor! Uma versão da brincadeira que é super divertida e que faz a gente dar muita risada é quando cada um conta um pedaço da história. Dá uma olhada em como ficou a história na última vez que eu brinquei com os meus amigos:

Dino: Era uma vez um Dino…

Uni: …que era muito sabido e comilão.

Panda: Ele queria abrir uma lanchonete…

Dino: …mas não conseguia porque…

Uni: …antes mesmo de chegar o primeiro cliente, ele comeu todos os hambúrgueres…

Panda: …e todos os cachorros-quentes também!

Outra brincadeira bem legal é inventar uma história com base em imagens. É igual ilustrar uma história, mas ao contrário – ao invés de desenhar o que aconteceu, você inventa uma história para o que já está desenhado. Uma ideia, por exemplo, é projetar as figuras da sua lanterna projetora da Puket e ir mudando as imagens para dar um rumo diferente à história (perfeito pro escurinho da hora de dormir). Elas vêm cheias das melhores fotos que eu e meus amigos tiramos. Cada uma tem uma história, mas como eu ia dizendo, só quem viveu sabe! Então você pode usar a imaginação para inventar a sua própria versão.

Por fim, eu nos meus milhares de anos aprendi que toda brincadeira é uma história contada – e que as histórias podem ser contadas de (muito mais de) mil e uma maneiras diferentes. Seja um livro, seja a história que a gente ouve antes de dormir ou uma boa e velha brincadeira de faz de conta. 

Photo of author

Autor: admin

Deixe um comentário

Sobre

A Puket nasceu em 1988 do sonho dos irmãos Adolfo e Claudio Bobrow de levar irreverência e alegria para as tradicionais meias brancas. Parte de uma família com mais de 70 anos de tradição na indústria têxtil, os irmãos apostaram em muita cor, estampas incríveis e bom humor para estabelecer uma marca reconhecida e amada por clientes, colaboradores e parceiros.